Resenha sobre o Filme “Invenção da Infância”

A infância e sua pluralidade, uma grande expectativa para quem é curioso.

Filme: “A invenção da infância”

Documentário: 1996

O filme enfoca com ênfase a questão dos contrastes existentes em situações sociais diferenciadas que se cruzam no ponto comum: crianças vivendo como adultos.

No documentário: “a invenção da infância” é imprescindível para quem quer descobrir os caminhos e descaminhos da noção de infância no Brasil. Relatando também que a infância surge como um momento essencial para a criança no tempo das grandes descobertas. Já não se movia tão facilmente e começam a investir nesses seres tão frágeis.

Para as crianças inventa-se a infância quando se decide deixá-las brincar, irem à escola e ”ser criança”. Partindo desta visão, as crianças pobres são vistas como meio de ajuda a família, assim, algumas mães relatam no filme a perda de muitos filhos devido à situação precária e reclamam da perda deles por não poderem ajudar no sustento da família. Desse modo, as crianças são vistas como força trabalhista.

Já as crianças das classes abastadas têm muitas atividades físicas para ser realizadas, que sobrecarregam deixando de lado o tempo de brincar.

Diante dessa realidade as crianças são levadas a pensar e agir como adultos, pois os atos e responsabilidades estão enfocados como ato principal no filme. Mesmo diante dessa tarefa de ser responsável pela família e por si, as crianças mencionam a tristeza por não sobrar tempo para brincar e estudar, independente das diferenças sociais.

Desta forma, acredito que na sociedade brasileira atual, apesar de existir uma legislação que defini o que é ser criança e também seus direitos reservados à infância, não é o que vivenciamos na prática, pois nem sempre ser criança é ter direito a viver a infância, seja pela exclusão social ou pela exploração do seu trabalho ou pela exposição delas às rotinas, aos valores e às práticas do mundo adulto.

Mediante a competitividade presente na sociedade moderna, atinge as crianças brasileiras de diferentes grupos sociais; ao mesmo tempo servem como reflexão sobre a exploração do trabalho infantil, os direitos humanos em relação à infância. Partindo desta visão, precisamos tomar conhecimento sobre quais iniciativas podem contribuir para a coibição desta exploração em nosso país.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: