Aspectos fundamentais do uso da informatica na educação

            Aspectos fundamentais do uso da informática na educação

 Esta tecnologia é considerada uma extensão progressiva no campo educacional, pois a informática torna as propostas metodológicas de aprendizagem com maior relevância. Quando há uma cooperação e colaboração com os aspectos pedagógicos e a interação com a informática, o processo de aprendizagem se articula com mais eficiência.

É preciso que as escolas sofram transformações perante esta tecnologia e contribua para uma aprendizagem inovadora, levando o indivíduo a se sentir-se como um ser globalizado e capaz de interagir e competir com igualdade na busca de seu sonho profissional. Dessa forma, é necessário o professor apropriar-se dessa tecnologia para mobilizar o corpo docente da escola a se preparar para o uso do Laboratório de Informática na prática diária de ensino-aprendizagem. Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos informatizados e para gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.

 Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações. 

 Mas o professor deve ser constantemente estimulado a modificar sua ação pedagógica. Aí entra a figura do coordenador de Informática, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor. Não basta haver um laboratório equipado e software à disposição do professor; precisa haver o facilitador que gerencie o processo o pedagógico para que os alunos avançam na aprendizagem construindo saberes.

 O ensino através do computador significa que o aluno, por meio da máquina, tenha condições de adquirir conceitos sobre qualquer campo do conhecimento. Isto significa que, quando a informática é utilizada dessa maneira, temos uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino (SILVA, 2005).

 

REFERÊNCIA

SILVA, D. Educação, Tecnologia e seus caminhos. Centro de referencia

educacional. 2005.

 

http://www.facos.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=447&Itemid=42

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: