Resenha do filme

O filme “Piratas do Vale do Silício” retrata a história de dois jovens de personalidades diferentes, que se tornaram grandes empreendedores na área de microinformática, sendo eles (Bill Gates e Steve Jobs) fundadores da Microsoft e Apple.

Aborda a trajetória da informática e da popularização dos computadores, mostrando que não foram grandes indústrias que criaram os computadores, mas sim, jovens em busca de uma máquina que pudesse mudar o mundo, provando que seus objetivos fossem divulgados e aceitos na sociedade.

Neste filme observa-se a clareza que no início dos anos setenta, os computadores, chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Mas também existia um público ansioso para usufruir dessa tecnologia. Assim, podemos verificar que Steve Jobs e Steve Wozniak, juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal como resultado de intensos trabalhos numa garagem.

O filme mostra que no centro de pesquisa da Xerox, a APPLE é instrumentalizada com mecanismos que facilitam o uso dos computadores pelas pessoas. Partindo daí  a Apple cria o Macintosh e o Lisa, dois projetos com interface gráfica e assim que surge a interface gráfica, ícones que através do mouse guiam à seleção e execução de tarefas. Neste meio da trajetória a namorada de Jobs fica grávida e ele não quer assumir a sua filha, porém, insiste em colocar o nome dela de Lisa.

Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores e assim, a Aplle se rende a Bill Gates.

Menciona que os  lideres da IBM não valorizavam o software mas o hardware. Com isso, Bill Gates e seus parceiros Allen e Balmer precisavam agora de um sistema operacional; Pall Allen consegue comprar o Q-DOS da Seattle Computer por 50 mil dólares e com algumas modificações surge o MS-DOS.

Dessa forma, Bill Gates que possui uma lábia vencedora consegue trabalho na Apple, representando a Microsoft e faz uma nova cópia sobre a Apple, lançando então o Windows. Diante da arrogância de Jobs, ele se traiu, mostrando o ouro ao pirata e quando Jobs descobre já é tarde.

Finaliza o filme mostrando que Jobs se consolidou a sua família e voltou para à Apple após ser desligado e Wozniak ensinando informática a crianças e Gates consignado como o mais rico do mundo.

Analisando o filme, podemos constatar que foi muito enriquecedor para nós a transmissão deste filme, pois estamos no meio  de um trajeto e partindo do filme “Piratas do Vale do Silício”, podemos dizer que abriu-nos a visão do mundo diante da tecnologia que existe atualmente. Assim, obtivemos a importancia de saber como se deu a revolução da informática e perceber  a necessidade de tê-la nos dias de hoje em qualquer lugar que estejamos. diferentemente da época em que se lançavam as primeiras máquinas no mercado.

Uma história impressionante e recomendo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: